APLICAÇÕES DO AÇO INOXIDÁVEL

 

AUSTENÍTICO

Composto basicamente por ferro, cromo e níquel, o aço inoxidável austenítico dispõe de propriedades que o tornam ainda mais resistente a corrosão.
É aconselhável para operações de soldagem e pela qualidade mecânica encontrada em sua composição, sendo amplamente utilizado em elementos arquitetônicos, que devem contar, imprescindivelmente, com boa resistência a oxidação e corrosão.
APLICAÇÕES:
- 301
Aplicado para fins estruturais, em correias transportadoras, utensílios domésticos, ferragens, diafragmas, adornos de automóveis, aeronaves, equipamentos de transporte, fixadores, ferragens para postes, etc.
- 302
Utilizado em gaiolas de animais, exteriores de construções, garrafas térmicas, equipamentos de recozimento, lavadoras de pratos, pias, equipamentos hospitalares, tanques de gasolina, congeladores e equipamentos de fabricação de sorvetes, guarnições para portas, maquinas de engarrafamento, tanques de fermentação, equipamentos de armazenagem e de processamento de alimentos, dobradiças e vagões ferroviários.
- 302-B
É aplicado em elementos de aquecimento de tubos radiantes e caixas de recozimento, suportes de tubos e em equipamentos que exijam resistência à oxidação a temperaturas até 926°C.
- 303
Seu uso é feito em parafusos, pregos, porcas, eixos, cabos e fechaduras, além de componentes de aeronaves e em peças produzidas em máquinas automáticas, além de equipamentos de máquinas ferramentas.
- 304
Aplicado em utensílios domésticos, equipamentos para indústrias químicas, naval, farmacêutica, têxtil, papel e celulose, refinarias de petróleo, permutadores de calor, frigoríficos, depósitos de cerveja, tanques de fermentação, equipamentos de refino de produtos de milho, laticínios, condutores de água e até mesmo para cúpula de casa de reator de usina atômica.
- 304-L
Quando é necessário um teor de carbono menor do que o aço 304, o 304-L é o aço usado para restringir a precipitação de carbonetos resultantes de solda, principalmente quando a peça não pode ser tratada termicamente após a soldagem.
- 305
É aplicado em peças fabricadas através das mais severas deformações a frio.
- 308
Fornos industriais, vergalhões para solda, válvulas, soluções de sulfeto a altas temperaturas são as aplicações do aço 308.
- 309
Aplicado em altas temperaturas, suportes de tubos, abafadores, depósitos de bebidas, partes de queimadores a óleo, refinarias, equipamentos para fabricação de produtos químicos, revestimento de fornos e componentes de caldeiras entre outros, atendendo até mesmo aplicações em turbinas a jato.
- 310
O seu uso é feito em aquecedores de ar, caixas de recozimento, estufas, anteparos de caldeira a vapor, equipamentos de fábricas de tinta, suportes para abóboda de forno, fornos de fundição, turbinas a gás, trocadores de calor, incineradores, cilindros de fornos, chapa de fornalha, chaminés e comportas de fornos e equipamentos de usina de papel e celulose.
- 314
Acessórios de tratamentos térmicos, tubos de radiação e caixas de recozimento são as principais aplicações do aço 314.
- 316
Aplicado em peças que exigem alta resistência à corrosão localizada, equipamentos de indústrias químicas, farmacêuticas, têxteis, de petróleo, de papel e celulose, de borracha, nylon e tintas, além de peças e componentes para construção naval, equipamentos criogênicos, processamento de filmes fotográficos e instrumentos cirúrgicos.
- 316-L
As peças expostas em atmosfera marítima são as principais aplicações do aço 316-L, que também atende bombas, tanques, evaporadores e agitadores, tanques soldados para estocagem de produtos químicos e orgânico e revestimento para fornos de calcinação.
- 317
Equipamentos de secagem e para fábrica de tintas, entre outros.
- 321
Para estruturação de peças sujeitas a aquecimento na faixa de precipitação de carbonetos, em anéis coletores de aeronaves, em revestimentos de caldeiras e aquecedores de cabines, revestimento de chaminés e componentes de aeronaves, sendo também o aço exigido para paredes corta-fogo e para aplicações decorativas.
- 347
Aplicado em tubos para superaquecedores radiantes, tubos de exaustão de motor de combustão interna, tubulação de vapor a alta pressão, tubos de caldeiras e de destilação de refinaria de petróleo, revestimento de chaminés, além de resistores térmicos, entre outros.

 

MARTENSÍTICO

Em altas temperaturas confere maior dureza e resistência mecânica, tornando-o apropriado para determinados produtos, como os artigos de cutelaria (facas e tesouras),  além de utensílios de cozinha, instrumentos cirúrgicos (tesouras cirúrgicas, porta-agulha e bisturis, entre outros), na indústria petroquímica em componentes usados para craqueamento, na indústria alimentícia em componentes em contato direto com alimentos e também em lâminas de barbear.

 

FERRÍTICO

É o tipo mais utilizados para fabricação de equipamentos e utensílios domésticos, pois não possue níquel em sua composição, sendo ideal para fabricação de componentes que estejam expostos a variações de temperatura, como sistemas de exaustão de veículos, por exemplo.
APLICAÇÕES
- AISI 409: Suas aplicações mais comuns são em escapamentos de motocicleta, sistemas de exaustão de automóveis, tambores de secadoras (linha branca), termostato, caixas de capacitores, entre outros.
- AISI 430: É o mais utilizado, devido à sua infinidade de aplicações, sendo muito empregado na produção de equipamentos para fabricação de ácido nítrico, adornos de automóveis, utensílios domésticos em geral, como baixelas, fogões, geladeiras, pias, talheres, cunhagem de moedas e fichas telefônicas, revestimento de elevadores e balcões frigoríficos.
- AISI 439: Utilizado na fabricação de painéis de elevadores, pias, tubos de trocador de calor, utilidades domésticas, tubos soldados, entre outros.
- AISI 443: Possui forte resistência à corrosão, especialmente contra a umidade e o sal, por isso é bastante usado em produtos que ficam em contato com altas temperaturas, como panelas e outros utensílios de cozinha.

 

ENDURECIDO POR PRECIPITAÇÃO

É amplamente utilizado na indústria aeronáutica, por combinar resistência mecânica, tenacidade à fratura e resistência à  corrosão.

 

DUPLEX

É composto pela combinação de dois tipos de microestrutura, a ferrítica e austenítica. Possui resistência mecânica superior a de outros tipos de aço e não necessita de tratamento térmico pós soldagem.
São utilizados em digestores e vasos de pressão para a indústria do papel, trocadores de calor, tambores para máquinas de lavar roupas, plataformas petrolíferas, vagões de trem, pontes para construção civil, postes de iluminação pública, aquecedores residenciais, etc.   
 
parallax background

.

.

.